Nesta sexta-feira dia 14 de Maio de 2021 foi implantado no setor de atendimento aos pacientes internados por Covid o recurso chamado “Prontuário Afetivo”, o mesmo já é utilizado em alguns hospitais que prestam atendimento para pacientes infectados pela Covid – 19.
O Prontuário Afetivo consiste na coleta de informações sobre preferências dos pacientes, nisto inclui-se time para qual torce, estilo de musica preferido, animais de estimação e novidades da família.
Segundo a psicóloga da fundação Hospitalar de Três Barras, Juliana Gontarek Augusto “O objetivo da implantação do Prontuário Afetivo é tornar o tratamento mais humanizado, pois com ele conhecemos características da personalidade que auxiliam no tratamento e aproximam os pacientes de suas rotinas. Outro ponto importante é que trazemos ao paciente notícias da família, o que proporciona o alívio de muitas angústias que o paciente sente quando se preocupa com as pessoas que deixou em casa”.

Juliana relata que “O Prontuário Afetivo trouxe a possibilidade da criação do vínculo entre paciente e profissional de saúde, e desta forma conseguimos tornar o tratamento de forma mais humanizada. Em meus atendimentos individuais trago as notícias que a família compartilha, novidades, vídeos e áudios enviados para o paciente, além da entrega de fotos que a família enviou com tanto carinho. Tem sido emocionante e tem proporcionado alívio ao sofrimento psicológico”.

 

Enviar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.