Nesta terça-feira 06 de julho de 2021 retomamos a tradição da entrega de uma muda de árvore frutífera para as mamães no momento de sua alta com o bebe. As mudas de arvore são de Cerejeira, Pitanga, Guabiroba, Ariticum Amarelo, Araçá Vermelho e Guabiju. Além do significado da árvore como um símbolo do nascimento da criança, a árvore tem como significado a jornada de uma pessoa, representa a vida, desde o nascer (a semente) até o estabelecimento de raízes em solo, seu crescimento rumo ao sol, frutificando e renascendo a cada estação. A árvore também representa a família que, tem uma raiz consolidada formando uma base sólida, um tronco que unifica vários galhos que formam as ramificações : os filhos!.
Segundo Juliana G. Augusto , psicóloga da instituição : “A entrega das mudas de árvore é uma ação que retomou,pois, ela já ocorria quando a Fundação Hospitalar de Três Barras recebeu o III Prêmio Galba de Araújo em 2000, ao ver a importância deste ato com o olhar humanizado a vida que auxiliamos a vir ao mundo, e não apenas como mais um parto, trazemos esta reflexão a família, além de contribuir com o cuidado ao meio ambiente através do plantio das árvores nativas”. Confira a matéria completa sobre o prêmio e iniciativas da instituição em bvsms.saude.gov.br . Na pagina 12.
A Fundação Hospitalar de Três Barras agradece imensamente ao Viveiro Florestal Duffato que nos auxiliou com a doação das mudinhas, e com carinho ao nos apoiar nesta ação, nosso muito obrigado!