Preservar a segurança do profissional de saúde é investir na segurança do paciente
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.
Será realizado todos os anos em 17 de setembro, o dia mundial de Segurança do paciente. O objetivo da campanha é ajudar a sensibilizar as pessoas a estarem mais conscientes e a participarem de seus próprios cuidados de saúde e autocuidado, e prestar o devido reconhecimento à dedicação e árduo trabalho dos profissionais de saúde.
Diante de uma pandemia infecciosa como a que estamos vivendo com o novo coronavírus, é indiscutível a preocupação com a saúde e o bem-estar dos milhões de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19. Em honra a estes guerreiros, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que este ano a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente estará focada na segurança dos profissionais de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde, OMS e IBSP ( Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente)
“ Com responsabilidade e conscientização a segurança fica em nossas mãos. Reconhecimento e gratidão a todos os profissionais que trabalham em prol da sua segurança e segurança do paciente !” Luciane Tizatto Weinfurter / Diretora Fundação Hospitalar de Três Barras