O Serviço Social da Fundação Hospitalar de Três Barras, objetiva aprimorar e humanizar o atendimento, conforme a demanda apresentada, e, assim, proporcionar um atendimento específico, técnico e diferenciado em relação à problemática, com a orientação e o encaminhamento a recursos adequados e de qualidade. O Serviço Social na Instituição aglutina, organiza, dá visibilidade e politiza o espaço público, contribuindo para a garantia, ampliação e universalização dos direitos dos Usuários.
São atribuições específicas e de competência do Assistente Social, as seguintes funções: Atender as demandas das cinco Especialidades Médicas que o Hospital oferta, sendo elas; Ala Covid, Clínica Médica, Maternidade, Clínica Cirúrgica e o Setor de Saúde Mental, que é referência no Estado. Realizando atendimento, acolhimento de Paciente e encaminhamentos pertinentes. Conhecendo o perfil do Paciente, bem como do seu familiar, facilitando que as intervenções necessárias sejam feitas. Realizando encaminhamentos internos e externos, conforme cada particularidade.
Encaminhando e orientando os Pacientes acerca dos seus benefícios, bem como na defesa dos seus direitos. Repassando informações aos Pacientes sobre o acesso aos benefícios, serviços e/ou outros interesses relativos ao internamento, promovendo a integralidade das ações dos serviços de Saúde, Assistência Social, Educação e outras esferas das Políticas Públicas, contribuindo para a recuperação do Paciente. . A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições específicas. As atribuições privativas e competências do Assistente Social, estão previstas nos Art. 45 da Lei da Regulamentação da Profissão